CARGA HORÁRIA
15 horas, a aguardar validação pela DRE
- 11, 18 e 25 de setembro: 14h00-19h00
MODALIDADE
Presencial
FORMADOR
José António Correia
DESTINATÁRIOS
Docentes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
JUSTIFICAÇÃO
A utilização dos manuais digitais com Tablets em contexto escolar, dentro e fora da sala de aula, já é uma realidade no 2.º CEB em todas as escolas do ensino público da RAM. No ano letivo de 2021-22, o Projeto “Manuais Digitais” será alargado ao 3.º CEB, no 7.º Ano de escolaridade. Assim sendo, os alunos continuam a usufruir destas ferramentas digitais como estratégia de estudo e de aquisição de conhecimentos, mas coloca desafios vários aos professores nesta fase inicial de operacionalização no 7.º Ano, no contexto da educação inclusiva e da Autonomia e Flexibilidade Curricular, tendo em conta o Currículo, as Aprendizagens Essenciais das respetivas disciplinas e o “Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória”.
A partir da experiência de dois anos de implementação do Projeto “Manuais Digitais”, é possível fazer um balanço das inúmeras vantagens e dos muitos desafios que se colocam aos professore e aos alunos, em contexto escolar, tanto na sala de aula como no trabalho autónomo ou no ensino a distância. Além dos manuais digitais das várias disciplinas, há outros recursos digitais de grande interesse para a aula, nomeadamente aqueles que são disponibilizados nas principais plataformas digitais, que importa conhecer e explorar, tornando as aulas dinâmicas e atrativas.
A Formação “Manuais Digitais com Tablets em contexto escolar” tem como principal objetivo dotar os professores de competências nos manuais digitais com recurso aos Tablets, implementando aulas mais ativas e dinâmicas, potenciando a interatividade no trabalho em sala de aula, rentabilizando o trabalho autónomo ou no ensino a distância e, ao mesmo tempo, mais colaborativo, promovendo atividades diferenciadas de acordo com o perfil do aluno e monitorizando as aprendizagens realizadas pelos alunos.
CONTEÚDOS
- Introdução e trabalhos prévios. (1 horas)
- Apresentação da ação de formação e reflexão sobre as vantagens e os desafios decorrentes do uso dos Tablets em contexto escolar, dentro e fora da sala de aula.
- Elaboração de manual de boas práticas e normas de utilização dos Tablets em contexto escolar.
- Exploração das potencialidades dos manuais digitais. (2 horas)
- Manuais do Grupo Porto Editora.
- Manuais digitais do Grupo LeYa.
- Exploração da plataforma digital Escola Virtual da Porto Editora. (2 horas)
- Meu Espaço;
- Disciplinas;
- Biblioteca;
- Turmas;
- Dicionários.
- Exploração da plataforma digital Aula Digital da LeYa Educação. (2 horas)
- Biblioteca;
4.2. Banco de recursos;
4.3. As minhas salas;
4.4. Os meus testes;
4.5. As minhas aulas.
- Apresentação e exploração das principais aplicações para a educação e o ensino. (3 horas)
- Kahoot.
- Mentimeter.
- Padlet.
- Trabalho colaborativo e utilização interativa dos Tablets. (1 hora)
- Criação de aulas personalizadas para a respetiva disciplina. (2 horas)
- Criação de testes personalizados para a respetiva disciplina. (2 horas)
METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
As sessões da ação de formação terão sempre dois momentos devidamente articulados: exposição de natureza teórica e de carácter introdutório, seguido de exercícios/exercícios acerca do assunto abordado ou criação de aulas e testes personalizados.
Serão explorados os manuais digitais das diferentes disciplinas, as plataformas digitais Escola Virtual (Grupo Porto Editora) e Aula Digital (Grupo LeYa), assim como aplicações de evidente interesse pedagógico.
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 da responsabilidade conjunta do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e da Direção Geral dos Recursos Humanos da Secretaria de Educação:
«Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8.9 valores;
Bom – de 6.5 a 7.9 valores;
Regular – de 5 a 6.4 valores;
Insuficiente – de 1 a 4.9 valores.»
Os formandos serão ainda avaliados tendo em conta os seguintes parâmetros:
– Assiduidade – 10%
– Participação nas sessões – 10%
– Execução das tarefas propostas – 30%
– Elaboração do relatório crítico – 50%