
13 horas
Curso em processo de validação pela DRE
Data da Realização
2 de maio: 14h00-19h00
3 de maio: 09h00 – 13h00 / 14h30-18h30
FORMADOR
Dr. João Carlos Melo do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora – Sintra)
Docentes de todos os grupos de recrutamento
RAZÕES JUSTIFICATIVAS
A formação proposta pelo Sindicato dos Professores da Madeira surge em resposta aos resultados alarmantes do estudo recentemente aplicado aos professores da RAM por este sindicato, sob a responsabilidade de especialistas da Universidade Nova. Este estudo revelou que o desgaste docente tem vindo a ser um fator determinante no dia-a-dia dos profissionais da educação, evidenciando a necessidade urgente de medidas que promovam o bem-estar dos docentes, ajudando-os a desenvolver estratégias que previnam o burnout e favoreçam uma vivência profissional mais equilibrada.
Neste sentido, a presente formação visa proporcionar aos professores um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento mental normal e patológico, com especial enfoque na sua vida profissional e pessoal. Compreender os mecanismos psicológicos que influenciam o comportamento humano, as estratégias de regulação emocional e a prevenção do esgotamento profissional permitirá aos docentes desenvolver ferramentas para gerir melhor os desafios do seu quotidiano, o que contribuirá para um ambiente escolar mais positivo e equilibrado.
Assim, o SPM, reafirmando o seu compromisso com a valorização e o bem-estar dos docentes, promove esta formação como um espaço de aprendizagem e reflexão, essencial para enfrentar os desafios atuais da profissão com maior segurança e conhecimento.
CONTEÚDOS
Conceitos Básicos | Personalidade | Temperamento | Caráter | Situações e Casos Especiais |
PersonalidadeTemperamentoCaráterAfetoHumorEmoçõesSentimentos | Traços e Perturbações da PersonalidadeDiferenças entre: Mau Feitio, Perturbação da Personalidade ou DoençaCasos Específicos: Perturbações Borderline e AntissocialNarcisismo e Autoestima | Introversão e ExtroversãoPessoas Altamente SensíveisTemperamento Hiperbólico | PsicopatiaO Fenómeno “Quase”Funcionamento Mental: Dimensional e Categorial | Respeitar o Temperamento desde o NascimentoO Drama do Bullying (impacto em Alunos e Professores)A MentiraO SofrimentoEmpatia e CompaixãoAutocuidado e Prevenção do BurnoutNeurodiversidadeIdentidades de Género |
.
METODOLOGIA
As sessões têm um caráter teórico-prático.
Serão utilizados exemplos práticos e casos de estudo relevantes para o contexto escolar, a fim de promover a discussão e o debate sobre os temas abordados
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, prevista na legislação que enquadra a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, nos termos da alínea k) do n.º 2, do Capítulo II do Anexo da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, com os parâmetros seguintes:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
Regular – de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Critérios de avaliação:
*participação: iniciativa, espírito crítico e integração no grupo (40%)
*execução de trabalhos ao longo da formação: qualidade dos trabalhos e adequação às temáticas (60%)
BIBLIOGRAFIA
Haidt, J. (2024). A geração ansiosa. Dom Quixote.
Skinner, R., & Cleese, J. (1990). Famílias e como (sobre)viver com elas. Edições Afrontamento.
Melo, J. C. (2019). Nascemos frágeis e recebemos ordens para sermos fortes: Um olhar sobre o narcisismo e a autoestima. Bertrand Editora.
Melo, J. C. (2021). Reféns das próprias emoções: Um retrato íntimo das pessoas com personalidade borderline. Bertrand Editora.
Melo, J. C. (2022). Uma luz na noite escura: A solidão e a capacidade de estar só. Bertrand Editora.
Melo, J. C. (2024). Lugares escondidos da mente: Do mais sombrio ao mais luminoso da natureza humana. Bertrand Editora.