
Formação Validada pela DRE ITG-4090/25
Carga horária: 13 horas
Formadores: Bruno Pestana & Angelina Camacho
Destinatários: Docentes da Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo e Educação Especial Calendarização: 20 e 27 de setembro de 2025: 09h00/ 13h00- 14h00/16h30 Local: SPM
JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃO
No quotidiano das escolas e contextos educativos, são muitas as situações inesperadas que podem colocar em risco a saúde e a segurança das crianças. Uma queda, uma febre súbita, uma convulsão, uma reação alérgica ou até uma obstrução das vias aéreas são realidades que podem surgir a qualquer momento e, quando surgem, exigem uma resposta pronta, calma e bem orientada.
A formação em Primeiros Socorros Pediátricos visa dotar educadores, professores e outros profissionais da educação de conhecimentos e competências fundamentais para lidar com estas emergências. A abordagem prática e centrada na criança, com destaque para o Triângulo de Avaliação Pediátrica, o Suporte Básico de Vida, a prevenção de acidentes e a atuação em casos de trauma ou doença súbita, torna esta formação especialmente relevante.
Mais do que uma ação técnica, trata-se de um investimento no cuidado e na responsabilidade. Saber como agir pode fazer toda a diferença. Ao promover esta formação no Centro de Formação, estamos a contribuir para ambientes educativos mais seguros, preparados e atentos ao bem-estar das crianças.
Como esta formação representa um compromisso com o cuidado e a responsabilidade, será sugerido que os formandos possuam conhecimentos gerais prévios de socorrismo, como base para uma aprendizagem mais eficaz.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
- Desenvolver competências fundamentais para a identificação, prevenção e atuação em situações de emergência pediátrica, promovendo ambientes educativos mais seguros.
- Capacitar os profissionais da educação para uma resposta eficaz e consciente em contextos de urgência, através da aplicação de princípios básicos de primeiros socorros e da promoção de práticas seguras.
Objetivos específicos
- Reconhecer situações de emergência em contexto pediátrico e agir de forma segura e eficaz.
- Aplicar os princípios básicos de primeiros socorros, incluindo a abordagem primária (ABCDE) e o Triângulo de Avaliação Pediátrica.
- Executar manobras essenciais como o Suporte Básico de Vida (SBV) e a Posição Lateral
de Segurança (PLS) em crianças e lactentes.
- Identificar e intervir corretamente em situações comuns de emergência médica e trauma em idade pediátrica.
- Promover a prevenção de acidentes em ambientes escolares e domésticos, sensibilizando para práticas seguras.
CONTEÚDOS
- Noções gerais de primeiros socorros:
- Abordagem primária: via aérea, respiração [Breathing], circulação/pulso, défice neurológico/consciência e exposição (ABCDE).
- Abordagem da criança:
-Triângulo de Avaliação Pediátrica (TAP);
- Diferenças anátomo-fisiológicas no lactente e criança.
- Prevenção de acidentes:
- Em casa;
- Na escola.
- Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
- Trauma:
- Feridas;
- Hemorragias;
- Intoxicações.
- Emergências médicas:
- Febre;
- Convulsão;
- Asma;
- Alterações gastrointestinais;
- Diabetes Mellitus.
- Cadeia de sobrevivência:
- Obstrução de Via Aérea;
- Suporte Básico de Vida (SBV);
- Posição Lateral de Segurança (PLS).
- Bancas práticas com cenários:
- abordagem progressiva e estruturada das técnicas de socorrismo;
- comunicação, segurança e tomadas de decisão.
METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO
A exposição dos conteúdos será sempre alternada com a prática dos mesmos.
A componente prática desenvolver-se-á com base na simulação de técnicas e procedimentos adequados a bebés e crianças de tenra idade (primeira infância).
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, prevista na legislação que enquadra a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, nos termos da alínea k) do n.º 2, do Capítulo II do6 Anexo da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, com a seguinte escala:
Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
BIBLIOGRAFIA
Cruz Vermelha Portuguesa. (2001). Manual de socorrismo (2.ª ed.). Lisboa: Cruz Vermelha Portuguesa.
INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica. Manual de suporte básico de vida pediátrico. Lisboa: Departamento de Formação em Emergência Médica.
Direção‑Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. (2010). Manual de primeiros socorros: situações de urgência nas escolas, jardins de infância e campos de férias (3.ª ed. revista). Ministério da Educação. ISBN 978‑972‑742‑330‑
Inscrição online:
https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=701