Creditado pelo CCPFC
CCPFC/ACC-119182/23
15 horas
FORMADOR
Vasco Dias
CCPFC/RFO-29458/11
CALENDARIZAÇÃO
12 e 26 de outubro e 2 de novembro: 09h00 – 14h00
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Inscreva-se aqui: https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=665
RAZÕES JUSTIFICATIVAS
A sociedade evolui vertiginosamente. A disseminação de conteúdos e a velocidade a que nos chega a informação, não é simplesmente possível de acompanhar. A escola, o professor em particular, tem de adaptar-se aos novos contextos e aos novos alunos. O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. Desde uma simples utilização como máquina calculadora até à utilização como simulador, o Excel é uma poderosa ferramenta para professores. Através de um vasto conjunto de funcionalidades, esta folha de cálculo permite simplificar e automatizar grande parte das tarefas que os professores realizam e quando utilizada a um nível avançado permite um rigoroso tratamento e análise de dados. Nesta formação serão trabalhadas ferramentas avançadas disponíveis no Excel e que serão uma grande ajuda para a sala de aula e para desburocratizar o trabalho do professor
O BJETIVOS
- Dotar os participantes de conhecimentos mais aprofundados do Excel;
- Dotar os participantes de competências, técnicas e conceitos que lhes permita otimizar a utilização do Excel;
- Proporcionar experiências de criação de hiperligações, utilização das ferramentas de validação de dados, criação e exploração de tabelas dinâmicas, criação e utilização de formulários e macros.
CONTEÚDOS
- Hiperligações (3 horas).
- Validação de dados (3 horas).
- Tabelas dinâmicas (3 horas).
- Formulários (3 horas).
- Macros (3 horas).
METODOLOGIA
Ao longo da formação haverá momentos teóricos nos quais o formador apresenta/explica/demonstra a utilização das funcionalidades do Excel. No entanto pretende-se uma formação o mais individualizada possível, tendo em conta a heterogeneidade dos formandos do ponto de vista de conhecimentos informáticos e das suas necessidades de utilização do software. Cada formando será desafiado a realizar um conjunto de atividades guiadas, as quais propõem uma série de exercícios e simulações com o objetivo de aprender, praticar e solidificar os conhecimentos. O papel do formador será o de orientar os formandos e ir adaptando as atividades às necessidades individuais.
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, nos termos previstos na Carta Circular CCPFC – 3/2007, de setembro de 2007, do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e com base nos seguintes critérios:
- Participação na ação – 50%
- Trabalho final – 50%
Escala em uso:
- Excelente: de 9 a 10 valores
- Muito Bom: de 8 a 8,9 valores
- Bom: de 6,5 a 7,9 valores
- Regular: de 5 a 6,4 valores
- Insuficiente: de 0 a 4,9 valores
BIBLIOGRAFIA
- Ribeiro, N., Gouveia, L., Rurato, P., e Moreira, R. (2005). Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Edições Univ. Fernando Pessoa.
- Sousa, M. (2011). Excel 2010 – Domine a 110%. FCA –Editora Informática.
- Carvalho, M. (2012). Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão. FCA – Editora Informática.
- Peres, P. (2011). Excel Avançado. Edições Sìlabo.