Excel no dia-a-dia do Professor  – Turma 1

15 Out

Creditado pelo CCPFC

CCPFC/ACC-119182/23

15 horas

FORMADOR

Vasco Dias

CCPFC/RFO-29458/11

CALENDARIZAÇÃO

12 e 26 de outubro e 2 de novembro: 09h00 – 14h00

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Inscreva-se aqui: https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=665

RAZÕES JUSTIFICATIVAS

A sociedade evolui vertiginosamente. A disseminação de conteúdos e a velocidade a que nos chega a informação, não é simplesmente possível de acompanhar. A escola, o professor em particular, tem de adaptar-se aos novos contextos e aos novos alunos. O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. Desde uma simples utilização como máquina calculadora até à utilização como simulador, o Excel é uma poderosa ferramenta para professores. Através de um vasto conjunto de funcionalidades, esta folha de cálculo permite simplificar e automatizar grande parte das tarefas que os professores realizam e quando utilizada a um nível avançado permite um rigoroso tratamento e análise de dados. Nesta formação serão trabalhadas ferramentas avançadas disponíveis no Excel e que serão uma grande ajuda para a sala de aula e para desburocratizar o trabalho do professor

O BJETIVOS

  • Dotar os participantes de conhecimentos mais aprofundados do Excel;
  • Dotar os participantes de competências, técnicas e conceitos que lhes permita otimizar a utilização do Excel;
  • Proporcionar experiências de criação de hiperligações, utilização das ferramentas de validação de dados, criação e exploração de tabelas dinâmicas, criação e utilização de formulários e macros.

CONTEÚDOS

  1. Hiperligações (3 horas).
  2. Validação de dados (3 horas).
  3. Tabelas dinâmicas (3 horas).
  4. Formulários (3 horas).
  5. Macros (3 horas).

METODOLOGIA

Ao longo da formação haverá momentos teóricos nos quais o formador apresenta/explica/demonstra a utilização das funcionalidades do Excel. No entanto pretende-se uma formação o mais individualizada possível, tendo em conta a heterogeneidade dos formandos do ponto de vista de conhecimentos informáticos e das suas necessidades de utilização do software. Cada formando será desafiado a realizar um conjunto de atividades guiadas, as quais propõem uma série de exercícios e simulações com o objetivo de aprender, praticar e solidificar os conhecimentos. O papel do formador será o de orientar os formandos e ir adaptando as atividades às necessidades individuais.

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, nos termos previstos na Carta Circular CCPFC – 3/2007, de setembro de 2007, do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e com base nos seguintes critérios:

  • Participação na ação – 50%
  • Trabalho final – 50%

Escala em uso:

  • Excelente: de 9 a 10 valores
  • Muito Bom: de 8 a 8,9 valores
  • Bom: de 6,5 a 7,9 valores
  • Regular: de 5 a 6,4 valores
  • Insuficiente: de 0 a 4,9 valores

BIBLIOGRAFIA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *