
Formação Creditada CCPFC/ACC- 135886/25
Carga horária: 15 horas
Formador: Pedro Ribeiro
Destinatários: Docentes de todos os grupos de recrutamento
Calendarização: 22, 24, 26, 29 de setembro e 1 de outubro de 2025: 19h00/ 22h00
Local: Plataforma Zoom
JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃO
Na sequência da dinamização do Módulo I do Nível 1 de Língua Gestual Portuguesa, consideramos fundamental proporcionar aos docentes de todos os grupos disciplinares um percurso formativo contínuo nesta língua, essencial para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Trata-se de cumprir o direito de todos a um ensino com igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar, conforme consagrado no artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa, que estabelece ser incumbência do Estado “proteger e valorizar a Língua Gestual Portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades”.
A promoção de formações que capacitem os docentes para comunicar em Língua Gestual Portuguesa alinha-se, também, com os princípios definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no que respeita ao direito de todos os alunos a participarem, de forma plena e efetiva, em todos os contextos educativos.
OBJETIVOS
- Reforçar a capacidade de comunicação em Língua Gestual Portuguesa, promovendo maior fluência e confiança na interação com membros da Comunidade Surda.
- Ampliar a autonomia linguística dos formandos, através do uso funcional da LGP em diferentes contextos do quotidiano escolar e social.
- Aprofundar a compreensão das estruturas e dinâmicas da língua, favorecendo a construção de mensagens mais completas e eficazes.
- Estimular a reflexão sobre a importância da comunicação inclusiva e do reconhecimento da LGP como veículo de igualdade no acesso à educação.
- Consolidar práticas comunicativas que contribuam para uma escola mais acessível, justa e respeitadora da diversidade linguística e cultural.
- Criar oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, com espaço para esclarecimento de dúvidas e reforço das aprendizagens.
CONTEÚDOS DA AÇÃO
- Animais [2 horas].
- Climas atmosféricas [2 horas].
- Cores [2 horas].
- Desastres naturais [2 horas] .
- Distritos de Portugal e Ilhas portuguesas [2 horas] .
- Numerais [ordinais e horas] [1 hora] .
- Meios de transportes [2 horas].
- Vestuário [2 horas].
- Verbos, adjetivos e construção de frases (Conteúdo transversal à lecionação do vocabulário).
METODOLOGIAS
Neste módulo de formação, a lecionação da língua será feita em simultâneo com a aquisição do método da aprendizagem da língua gestual e com o desenvolvimento das
capacidades de usar as mãos e a visão, uma vez que os formandos ouvintes, habituados ao som, não têm estas competências desenvolvidas.
A Formação irá desenrolar-se, aliando a teoria à prática, transmitindo a lógica dos vocábulos que servirão como ponto de partida para os futuros níveis.
Os conteúdos teóricos serão sempre acompanhados de exercícios que permitam a sua aplicação prática, através de diálogos e outras interações entre os formandos, nomeadamente trabalhos de grupo e apresentações individuais e/ou a pares.
Em todas as sessões será feita uma revisão dos conteúdos lecionados anteriormente.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, nos termos previstos na
Carta Circular CCPFC – 3/2007, de setembro de 2007, do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e com base nos
seguintes critérios:
*participação: iniciativa e integração no grupo (10%)
*execução de trabalhos ao longo da formação: qualidade dos trabalhos e adequação às temáticas (40%)
*trabalho individual com base nos conteúdos ministrados ao longo da formação: qualidade do trabalho (50%)
BIBLIOGRAFIA
-AMARAL, Maria Augusta et al. (1994). Para uma gramática da Língua Gestual Portuguesa (Colecção Universitária – Série Linguística). Lisboa: Editorial Caminho.
-BALTAZAR, A. B. (2010). 10 anos de reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa [Vídeo]. Produzido por Surd’Universo.
-PORTO EDITORA. (n.d.). Dicionário de Língua Gestual Portuguesa. Porto: Porto Editora.
-Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. (2001). Gestuário – Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: SNRIPD.
-MESQUITA, Isabel & SILVA, Sandra. (2007). Guia prático de Língua Gestual Portuguesa: Ouvir o silêncio. Braga: Editora Nova Educação.
Inscrição online:
Turma 1:
https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=719
Turma 2:
https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=748