
Formação Validada pela DRE ITG-3815/25
Carga horária: 15 horas
Formadora: Luísa Maria Coelho Martins
Destinatários: Todos os grupos de recrutamento
Calendarização: 20, 27 de setembro e 11 de outubro, das 09h00 às 14h00
Local: SPM
JUSTIFICAÇÃO DA AÇÃO
O mundo moderno e atual está em constante transformação e evolução, trazendo para o contexto socioeducativo comunicacional desafios que exigem dos agentes educacionais novas abordagens pedagógicas.
Os estímulos variados a que as crianças e os jovens estão constantemente expostos, através do espaço e comunicação virtuais induzem-nos a a respostas demasiado rápidas e a uma dispersão que não lhes deixa tempo para uma gestão emocional que permita a concentração e o pensamento organizado, o que poderá levar, inclusive a um esgotamento cerebral.
Perante esta realidade, trabalhar a comunicação, com o foco na saúde, desde a mais tenra idade, é uma urgência para uma versão saudável da intervenção educativa, que beneficiará o processo de ensino-aprendizagem, em todas as áreas disciplinares.
Com esta formação pretende-se capacitar os docentes de técnicas, estratégias, competências, conhecimentos e comportamentos comunicacionais centrados na pessoa, os quais permitirão intervir adequadamente em diferentes situações da sua vida pessoal e profissional, com o foco no desenvolvimento integral do aluno.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Capacitar os formandos de conhecimentos e comportamentos comunicacionais centrados na pessoa que lhes permitam intervir adequadamente em diferentes situações da sua vida pessoal e profissional.
Objetivos Específicos
- Consciencializar para a importância do processo comunicativo.
- Identificar os quatro prejuízos da comunicação digital.
- Desenvolver hábitos para uma comunicação integrativa e humanizada.
- Reconhecer padrões de estilo de vida para a comunicação saudável.
CONTEÚDOS
- A comunicação: um processo delicado e multidimensional (5 horas)
- Desenvolvimento de competências comunicacionais
- Comunicação: verbal e não-verbal
- Comunicação efetiva e empática
- Desintoxicação digital (5 horas)
- Quatro Prejuízos fundamentais da comunicação digital
- Sete Pecados dos agentes educacionais
- Hábitos para uma comunicação plena e saudável
- A urgência de uma ligação entre o estilo de vida e a intervenção educativa (5 Horas)
- Alimentação Cuidada
- Estilo de Vida
- Intestino Saudável
METODOLOGIAS
Esta formação encontra-se dividida em 3 partes: “A comunicação: um processo delicado e multidimensional”, Desintoxicação digital” e “A urgência de uma ligação entre o estilo de vida e a intervenção educativa”.
Todas as sessões serão teórico/práticas, privilegiando os métodos ativos centrados no envolvimento global (cognitivo e motivacional) dos formandos no processo de aprendizagem. A componente teórica será conduzida por diapositivos e a componente prática por atividades dinâmicas e interativas, tanto individualmente como em grupo.
A metodologia foi escolhida com o objetivo de capacitar os docentes de técnicas, estratégias, competências, conhecimentos e comportamentos comunicacionais centrados na pessoa que permitirão intervir adequadamente em diferentes situações da sua vida pessoal e profissional.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, prevista na legislação que enquadra a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, nos termos da alínea k) do n.º 2, do Capítulo II do Anexo da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, com os parâmetros seguintes:
Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
BIBLIOGRAFIA
-COELHO, M. (2015). Chegar novo a velho. Prime Books
- CURY, A. (2024). Intoxicação Digital. Pergaminho.
- HAIDT, J. (2024). A geração ansiosa. Dom Quixote.
Inscrição online:
https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=697