13 horas [7 horas presenciais + 6 horas online]
FORMADORES
José Rúben Silva Freitas
Jorge Miguel Gonçalves Monteiro
MODALIDADE
B-learning
DESTINATÁRIOS:
Docentes de todos os grupos de recrutamento
CALENDARIZAÇÃO
As sessões presenciais realizar-se-ão no seguinte horário:
- 4 de abril:
17h00 – 20h00
- 5 de abril:
10h00 – 12h00
14h00 – 16h00.
Sessões online – a acordar entre os formadores e os formandos.
Inscreva-se aqui: https://www.spm-ram.org/spm_onsite/index.php?r=inscricao/create&id=733
JUSTIFICAÇÃO
A formação “Formação em Inteligência Artificial com Aplicações em Visão Computacional” pretende responder à crescente necessidade de capacitar profissionais na área da Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional, competências consideradas críticas para enfrentar os desafios da transformação digital em ambientes educacionais e sociais. Esta necessidade torna-se ainda mais relevante tendo em vista que:• A IA tem um potencial significativo para modernizar práticas pedagógicas.• O domínio de ferramentas de Visão Computacional pode ser aplicado em projetos escolares inovadores.• Existe uma lacuna identificada na formação de professores quanto ao uso prático e pedagógico da IA.• Capacitar os educadores em IA permitirá a introdução de conteúdos inovadores que são essenciais para preparar os alunos para o mercado de trabalho emergente, onde a automatização e a análise de dados desempenham um papel central.
OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender os fundamentos teóricos da IA e as suas principais subáreas.
Capacitar os participantes para aplicar ferramentas e frameworks de IA em problemas práticos. Promover a inovação através da integração de IA em contextos educacionais e projetos tecnológicos.
ESPECÍFICOS:
Entender os principais conceitos de IA e seu impacto em diversas áreas.
Configurar ambientes de desenvolvimento em Python utilizando bibliotecas relevantes como TensorFlow, Keras e OpenCV.
Utilização da plataforma Google Colab para o desenvolvimento de modelos IA.
Implementar modelos de classificação de imagens usando Redes Neurais Convolucionais (CNNs). Implementar modelos de deteção de objetos.
CONTEÚDOS
- Fundamentos de Inteligência Artificial (1h)
- Introdução ao Python para IA (1h)
- Introdução ao Machine Learning (ML) (1h)
- Redes Neurais Artificiais (2h)
- Redes Convolucionais e Classificação de Imagens (4h)6. Deteção de Objetos com IA (4h)
- Deteção de Objetos com IA (4h)
Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas Sessões presenciais
- Fundamentos de Inteligência Artificial (1h)
- Introdução ao Python para IA (1h)
- Introdução ao Machine Learning (ML) (1h)Redes Neurais Artificiais (2h)
- Redes Convolucionais e Classificação de Imagens (2h)
Sessões online
Redes Convolucionais e Classificação de Imagens – Acompanhamento dos projetos individuais (2h) Deteção de objetos com IA (2h)
Acompanhamento e apresentação dos projetos individuais (2h)
METODOLOGIAS
A formação será realizada em formato b-learning.
As horas presenciais serão dinamizadas com o suporte de ferramentas digitais para disponibilização de materiais e atividades complementares.
A metodologia será de natureza teórico-prática, com a exposição, pelo formador, de conteúdos, através de vídeo-projetor e consulta dos slides elaborados por aquele.
Serão realizadas atividades, pelos formandos, com recurso às ferramentas e plataformas exploradas.
Nas horas de trabalho síncrono serão desenvolvidos modelos de IA na plataforma Google Colab e posterior apresentação na mesma plataforma.
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, nos termos previstos na Carta Circular CCPFC – 3/2007, de setembro de 2007, do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e com base nos seguintes critérios:
A avaliação dos formandos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, com enfoque no acompanhamento do progresso durante a formação e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos:
- Exposição teórica e pertinência da participação nas sessões de trabalho – 10%.
- Demonstração de competências técnicas e realização das tarefas relativas às diferentes ferramentas – 30%;
- Rigor e qualidade dos projetos desenvolvidos no Google Colab – 40%;
- Adequação da apresentação dos projetos desenvolvidos – 20%.
BIBLIOGRAFIA
- Tensor Flow Team (2022). TensorFlow Documentation. Disponível em: https://www.tensorflow.org Towards Data Science(Medium). Artigos técnicos sobre IA e Visão Computacional. Disponível em: https://towardsdatascience.com
- OpenCV Team (2022). OpenCV Documentation. Disponível em: https://docs.opencv.org Papers with Code: State-of-the-ArtMachine Learning Resources. Disponível em: https://paperswithcode.com
- Brownlee, J. (2022). Machine Learning Mastery: Practical Tutorials for Developers. Disponível em:https://machinelearningmastery.com Chollet, F. (Keras Documentation). Keras API Reference & Tutorials. Disponível em:https://keras.io
- Raschka, S., & Mirjalili, V. (2019). Python Machine Learning (3rd Edition). Packt Publishing. Artigos e Recursos OnlineGéron, A. (2019). Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and TensorFlow: