Igualdade entre Mulheres e Homens – Educação para os Direitos Humanos promovendo a Justiça de Género

6 Mar

validada pela DRE – ITG-3112/23 ITG

8 horas

Modalidade e-learning: sessão síncrona – 2 horas/ sessões assíncronas – 6 horas

FORMADORA

Sofia Lopes

MODALIDADE

E-learning

DESTINATÁRIOS:

Docentes dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário

JUSTIFICAÇÃO

O curso de formação em “Igualdade entre Mulheres e Homens – Educação para os Direitos Humanos promovendo a Justiça de Género” assenta numa abordagem crítica das tendências e dos desafios globais da atualidade, na perspetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas, em particular do ODS 5 “Igualdade de Género” e do ODS 4 “Educação de Qualidade”.

Com uma pontuação de 61,3 em 100, Portugal ocupa a 16.ª posição na União Europeia (UE) no Índice de Igualdade de Género. A sua pontuação encontra-se 6,6 pontos abaixo da média da UE (Instituto Europeu para a Igualdade de Género, 2022). Apesar dos progressos, há desigualdades que persistem, como por exemplo no padrão masculino de reduzida alocação de tempo destinado ao trabalho doméstico e do homem como executante secundário da produção doméstica. São, ainda, muito frequentes situações de discriminação, bullying e discurso de ódio, associadas à identidade de género de cada um.

O curso vai ao encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que apresenta a Igualdade de Género como tema obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade.

De acordo com a Direção-Geral de Educação, a Educação para a Igualdade de Género pretende incentivar os alunos a conhecer o conceito de Igualdade de Género. Com isso, procura promover, igualmente, os direitos das mulheres e das raparigas e a igualdade de género em vários planos – político, económico, social e cultural –, contribuindo para a eliminação de estereótipos.

A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual», aprovada pelo XXI Governo Constitucional a 8 de março de 2018, está publicada em Diário da República (Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018, de 21 de maio). Um dos documentos integrados na Estratégia é o Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens, que contempla diversos objetivos, entre eles “Promover uma educação escolar livre de estereótipos de género, para raparigas e rapazes”, contemplando para tal formação de professores.

Destaca-se que este curso é útil para professores/as que desejem trabalhar com as suas turmas o tema da igualdade entre mulheres e homens, adaptando materiais e métodos partilhados neste curso.

O curso foi desenvolvido no âmbito do projeto “BET! Beyond COVID-19: A nova era do Ensino. Ensino digital para a inclusão social”, financiado pelo programa ERASMUS+ da União Europeia, promovido por cinco Organizações europeias (https://aidglobal.org/project/beyond_covid/).

OBJETIVOS

Objetivo Global: Facultar ferramentas e métodos para ajudar professores/as e alunos/as a analisarem, compreenderem e acautelarem a discriminação de género e a promoverem a igualdade entre mulheres e homens nas escolas e na sociedade.

• Aumentar o conhecimento e a compreensão acerca da discriminação de género, das suas causas e de formas de promover a igualdade entre mulheres e homens;

• Analisar e explorar a relação entre estereótipos de género, discriminação de género e desigualdade;

• Criar uma compreensão mais ampla das leis e quadros legais nacionais, europeus e internacionais que promovem a igualdade entre mulheres e homens;

• Explorar e familiarizar-se com atividades que promovem a igualdade entre mulheres e homens nas escolas e na sociedade..

Objetivos específicos:

• Aumentar o conhecimento e a compreensão acerca da discriminação de género, das suas causas e de formas de promover a igualdade entre mulheres e homens;

• Analisar e explorar a relação entre estereótipos de género, discriminação de género e desigualdade;

• Criar uma compreensão mais ampla das leis e quadros legais nacionais, europeus e internacionais que promovem a igualdade entre mulheres e homens;

• Explorar e familiarizar-se com atividades que promovem a igualdade entre mulheres e homens nas escolas e na sociedade.

CONTEÚDOS

Módulo 1: Introdução ao género e à discriminação de género

Módulo 2: Porque é que os estereótipos de género são prejudiciais e de onde é que vêm?

Módulo 3: A linha ténue entre estereótipos de género, discriminação e violência

Módulo 4: Leis que previnem a discriminação de género

Módulo 5: Explorar a Igualdade entre Mulheres e Homens através de diferentes atividades e usando diferentes métodos em aula

METODOLOGIA DA FORMAÇÃO

O curso inicia-se com uma sessão síncrona de duas horas, na qual os participantes se conhecem e aprendem a mexer na plataforma de aprendizagem online onde será disponibilizado o curso.

Os/As participantes continuam o curso através de sessões assíncronas com a duração de 6 horas. A formadora estará disponível para responder às dúvidas e questões dos/as formandos/as através do fórum existente na plataforma online, por e-mail e por videoconferência, sempre que necessário.

Este curso é composto por 5 módulos e uma avaliação final. Cada módulo vai explorar um aspeto diferente da discriminação e da (des)igualdade entre mulheres e homens, através de materiais diferentes e interativos, tais como vídeos, quizes, atividades práticas e ficheiros descarregáveis. Terão de interagir na plataforma em várias etapas, completando tarefas e avançando progressivamente nos módulos. O curso inicia-se com uma sessão síncrona de duas horas, na qual os participantes se conhecem e aprendem a mexer na plataforma de aprendizagem online onde será disponibilizado o curso.

Os/As participantes continuam o curso através de sessões assíncronas com a duração de 6 horas. A formadora estará disponível para responder às dúvidas e questões dos/as formandos/as através do fórum existente na plataforma online, por e-mail e por videoconferência, sempre que necessário.

Este curso é composto por 5 módulos e uma avaliação final. Cada módulo vai explorar um aspeto diferente da discriminação e da (des)igualdade entre mulheres e homens, através de materiais diferentes e interativos, tais como vídeos, quizes, atividades práticas e ficheiros descarregáveis. Terão de interagir na plataforma em várias etapas, completando tarefas e avançando progressivamente nos módulos.

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, prevista na legislação que enquadra a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, nos termos da alínea k) do n.º 2, do Capítulo II do Anexo da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, com os parâmetros seguintes:

Excelente – de 9 a 10 valores;

Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;

Bom – de 6,5 a 7,9 valores;

Regular – de 5 a 6,4 valores;

Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

A avaliação será realizada com base nos seguintes critérios:

Participação na sessão síncrona (10%):

– intervenções;

– proatividade;

– interação.

Realização das atividades propostas na plataforma “moodle”: exercícios/trabalhos e dinâmicas desencadeadas pelos documentos escritos e audiovisuais disponibilizados na plataforma (45%):

– correção;

– adequação ao tema.

Participação nos fóruns (20%):

–  pertinência e correção;

– regularidade.

Trabalho Individual: sequência didática, aplicando os conteúdos lecionados ao longo da formação (25%):

– demonstração das aprendizagens adquiridas;

– pertinência dos assuntos abordados;

– coesão e coerência do discurso;

– correção e adequação do discurso.

BIBLIOGRAFIA

  •   Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (s.d.). Igualdade entre Mulheres e Homens. https://www.cig.gov.pt/area-igualdade-entre-mulheres-e-homens/enquadramento/
  •  Direção-Geral de Educação (s.d.). Educação para a Cidadania. https://cidadania.dge.mec.pt/igualdade-de-genero
  • -Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  •  Ministério da Educação (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
  •  ONU (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. (Trad. Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil).
  • -Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018 (2018). Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 (ENIND). Diário da República 1ª Séria Nº 97.

 Silva, A. et al (2022). Interseções: Igualdade entre Mulheres e Homens e a Educação para o Desenvolvimento. Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *