Educação através das Artes é tema da derradeira tertúlia no SPM

9 Jun
DSC06957
Tertúlia no Porto Santo, em maio último (fotografia: Jackeline Vieira)

A Tertúlia do Funchal, a última no presente ano letivo, terá lugar no dia 8 de julho de 2016, pelas 18h30, no bar da sede do SPM, sob o tema Educação Através das Artes (consultar cartaz e programa). Estão abertas as inscrições online.

Neste evento participam os seguintes oradores convidados: Henrique Amoedo, professor e diretor artístico do grupo Dançando com a Diferença; Micaela Martins, professora e co-coordenadora do grupo de teatro O Moniz – Carlos Varela, da Escola Secundária Jaime Moniz; Marco Vasconcelos,
professor e responsável pelo Atelier de Artes Plásticas do Estabelecimento Vila Mar; e Marta Faria,
professora de Educação Musical. A conversa será moderada por Sandro Nóbrega, professor da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço.

Trata-se de uma iniciativa do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (CF-SPM), que se insere no Ciclo de Tertúlias intitulado Debater a Educação, Perspetivar o Futuro, que está a percorrer a Região Autónoma da Madeira, ao longo do ano letivo 2015/2016.

Recorde-se que as quatro primeiras tertúlias tiveram lugar em São Vicente (30 de outubro de 2015), em Santana (15 de janeiro de 2016), na Zona Oeste (19 de fevereiro de 2016), Machico (15 de abril de 2016) e Porto Santo (13 de maio de 2016). Conheça as ideias que foram expostas e debatidas nos cinco momentos: Dotar os jovens com ferramentas que permitam lidar com os desafios locais, Escolas especializadas em áreas profissionais, Cortar nos alunos inscritos com NEE é a regra, Tempo e espaço para a cultura na escola e Ultraperiferia obriga a redobrada aposta na Educação (e ainda notícia no FN).

SONY DSCOutra perspetiva da tertúlia na Ilha Dourada (fotografia: Rui Marote / Funchal Notícias)

Este Ciclo de Tertúlias pretende alcançar vários objetivos: o contacto direto com a realidade por parte do SPM; uma maior proximidade aos docentes e à comunidade educativa de cada concelho; e o debate sobre os caminhos pelos quais se fará avançar a educação no futuro, de acordo com as especificidades locais.

São escolhidos ambientes informais e descontraídos, nos quais, a par da troca de ideias, haverá também oportunidade de convívio.

Procura-se envolver as forças vivas e decisoras locais que tenham a amabilidade de se juntar aos educadores e aos professores, acolhendo os seus contributos para o setor da Educação e, consequentemente para o progresso da nossa sociedade.

A participação neste Ciclo de Tertúlias é gratuita, aberta a sócios e não sócios do SPM, mas sujeita a inscrição prévia online, sendo atribuído, posteriormente, um Certificado de Presença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *