Porto Santo debate Educação na ultraperiferia

29 Abr

A Tertúlia do Porto Santo terá lugar no dia 13 de maio de 2016, pelas 18h45, no Restaurante Baiana, sob o tema A importância da Educação nas regiões ultraperiféricas (consultar cartaz e programa). Estão abertas as inscrições online.

Neste evento participam os seguintes oradores convidados: Bernardo Caldeira, Deputado na Assembleia Legislativa Regional pelo Porto Santo; Helena Ornelas, Diretora da EB1 c/PE do Porto Santo; Susana Freitas, Presidente da Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco e Sofia Santos, Empresária de Turismo.

Porque queremos contar com a sua participação neste momento de partilha de conhecimentos e convívio, o SPM contactou a Porto Santo Line de modo a ter um preço apelativo para os seus associados e familiares que queiram participar nesta iniciativa. Dessa negociação, resultou um preço promocional que inclui viagem de barco entre Funchal-Porto Santo-Funchal, com alojamento e pequeno-almoço, conforme o quadro seguinte:

image001

As inscrições e o respetivo pagamento deste pacote (passagem e hotel) deverão ser feitos até o dia 6 de maio, na sede do Sindicato, à Calçada da Cabouqueira, 22. Para mais informações, poderá contactar o SPM pelo telefone 291 206 360.

Este evento é uma iniciativa do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (CF-SPM), que se insere no Ciclo de Tertúlias intitulado Debater a Educação, Perspetivar o Futuro, que está a percorrer a Região Autónoma da Madeira, ao longo do ano letivo 2015/2016.

Recorde-se que as quatro primeiras tertúlias tiveram lugar em São Vicente (30 de outubro de 2015), em Santana (15 de janeiro de 2016), na Zona Oeste (19 de fevereiro de 2016) e Machico (15 de abril de 2016). Conheça as ideias que foram expostas e debatidas nos quatro momentos: Dotar os jovens com ferramentas que permitam lidar com os desafios locais, Escolas especializadas em áreas profissionais, Cortar nos alunos inscritos com NEE é a regra e Tempo e espaço para a cultura na escola (a que se refere a imagem nesta notícia).

Este Ciclo de Tertúlias pretende alcançar vários objetivos: o contacto direto com a realidade por parte do SPM; uma maior proximidade aos docentes e à comunidade educativa de cada concelho; e o debate sobre os caminhos pelos quais se fará avançar a educação no futuro, de acordo com as especificidades locais.

São escolhidos ambientes informais e descontraídos, nos quais, a par da troca de ideias, haverá também oportunidade de convívio.

Procura-se envolver as forças vivas e decisoras locais que tenham a amabilidade de se juntar aos educadores e aos professores, acolhendo os seus contributos para o setor da Educação e, consequentemente para o progresso da nossa sociedade.

A participação neste Ciclo de Tertúlias é gratuita, aberta a sócios e não sócios do SPM, mas sujeita a inscrição prévia online, sendo atribuído, posteriormente, um Certificado de Presença.

CICLO DE TERTÚLIAS na RAM:
5.ª Tertúlia: “A importância da Educação nas regiões ultraperiféricas” – Porto Santo – (13 de maio) cartaz e programa.

6.ª Tertúlia: “A Educação através das Artes” – Funchal – (8 de julho) *
* a anunciar brevemente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *