“O Mundo das Emoções”

5 Ago

– 15 horas, a validar pela DRE

Data da Realização

  • 12, 19 e 26 de setembro: das 09h00 às 14h00

FORMADORA

Sofia Henriques

DESTINATÁRIOS

 Docentes de todos os grupos disciplinares

METODOLOGIA

Esta formação encontra-se dividida em 2 partes: “Conhecer a Inteligência Emocional” e “Treinar a Inteligência Emocional (Técnicas)”.

Todas as sessões serão teórico/práticas, privilegiando os métodos centrados no envolvimento ativo (cognitivo e motivacional) dos formandos no processo de aprendizagem.

A componente teórica será auxiliada por diapositivos e a componente prática por atividades, dinâmicas, jogos pedagógicos, histórias, vídeos… A componente prática poderá ser realizada ora individualmente ora em grupo.

Principiaremos cada sessão com o conto de uma história relacionada com o Mundo das Emoções (“O Monstro das Cores”,“Emocionário”, “Filipe Feliz”).

Iniciaremos a formação com uma dinâmica de apresentação “Partilha de Emoções”, que servirá também como introdução à primeira parte da formação. Começaremos com o conto da história “O Monstro das Cores” e posteriormente os formandos serão convidados a partilhar uma situação em que já sentiram uma das emoções apresentadas na história: alegria, tristeza, raiva, calma, medo ou amor.

Na primeira parte da formação, “Conhecer a Inteligência Emocional”, abordaremos a origem, o conceito, a importância da inteligência emocional, o ciclo natural das emoções e o Modelo ECER. Iremos apresentar dois vídeos “Inteligência Emocional: Razão vs Emoção” e “Todos nós já nascemos com emoções”. Os formandos serão convidados a realizarem algumas atividades que lhes irão permitir refletir acerca desta temática: “Emocionário” e “Baralho de Emoções”.

Relativamente à segunda parte da formação, será trabalhada a importância de “Treinar a Inteligência Emocional”, no intuito de os docentes ganharem ferramentas para desenvolverem a sua inteligência emocional bem como a dos seus alunos. Assim, iremos abordar, essencialmente, técnicas/estratégias que irão permitir trabalhar a Autoconsciência, o Autocontrolo, a Automotivação, o Reconhecimento das Emoções nos Outros e os Relacionamentos Pessoais. Os docentes serão convidados a visualizarem dois vídeos “Inteligência Emocional: “Empatia” e “Emoções”. Daremos a oportunidade aos formandos de praticarem algumas das técnicas que serão apresentadas:

AUTOCONSCIÊNCIA

– Identifica os teus valores.

– Identifica as tuas crenças limitadoras.

– A linha do tempo.

– Reconstrução cognitiva.

– Conhece os teus gatilhos emocionais.

AUTOCONTROLO

– Lista Emoção vs Razão.

– Mudança de estados: auditivo, visual e cinestésico.

– Semáforo.

– Muda de Perspetiva.

– Locus de Controlo.

– Reenquadramento.

AUTOMOTIVAÇÃO

– Traça Objetivos.

– Rodeia-te de pessoas positivas.

RECONHECER EMOÇÕES NOS OUTROS

– Adivinha Como me sinto.

– Observar, ouvir e expressar emoções.

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

– Role Play.

Esta será a metodologia adotada ao longo da Formação, tendo como objetivo munir os docentes de ferramentas, estratégias, atividades e recursos que poderão utilizar na sala de aula, com os seus alunos, permitindo assim a promoção de uma Escola mais

inteligente emocionalmente.

CONTEÚDOS

I. Conhecer a Inteligência Emocional (5 Horas)

1.1.Origem

1.2. Conceito

1.3. A importância da inteligência emocional

1.4. O ciclo natural das emoções

1.5. O Modelo ECER

II. Treinar a Inteligência Emocional (Técnicas) (10 Horas)

2.1. Autoconsciência

2.2. Autocontrolo

2.3. Automotivação

2.4. Reconhecer Emoções nos Outros

2.5. Relacionamentos Pessoais.

 

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Os formandos serão avaliados conforme estipulado na Carta Circular CCPFC -3/2007 da responsabilidade do Conselho Científico

Pedagógico da Formação Contínua.

«Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8.9 valores;

Bom – de 6.5 a 7.9 valores;

Regular – de 5 a 6.4 valores;

Insuficiente – de 1 a 4.9 valores.»

A avaliação será realizada da seguinte forma:

– participação e empenho dos formandos na execução de trabalhos individuais/grupo realizados no decorrer das sessões (60%) – qualidade e espírito crítico demonstrados na realização do trabalho final de reflexão (40%).

  • Poderá inscrever-se online, clicando neste link, ou por telefone (291206361)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *