6 horas a validar pela DRE
CALENDARIZAÇÃO
- 14 de janeiro de 2023: das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30
FORMADORES
Sónia Lopes e Sandra Fernandes
LOCAL
Sede do SPM
DESTINATÁRIOS
Docentes dos 2.º e 3.º Ciclos, Secundário e Educação Especial
JUSTIFICAÇÃO
Na agenda mundial foram adotados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que desafiam os cidadãos a atingirem 17 metas, até 2030. O ODS 4.7 estabelece que os países deverão “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural (…)” (ONU, 2015). Em Portugal, a promoção da Cidadania Global é enquadrada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
No primeiro capítulo do relatório “Educação: um Tesouro a descobrir” (UNESCO, 2010), Delors escreve que a educação surge como trunfo para que a humanidade tenha a possibilidade de progredir na consolidação dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social. Estes ideais são concretizados com o envolvimento dos cidadãos. A participação dos/as estudantes nos processos de tomada de decisão que afetam as suas vidas é essencial para o seu desenvolvimento enquanto cidadãs e cidadãos ativos, conscientes dos seus direitos e deveres e capazes de os exercer de forma responsável, em prol dos Direitos Humanos.
O presente encontro formativo toma partido dos recursos, das ferramentas, publicações e estratégias de Educação para a Cidadania, construídas por entidades da sociedade civil e escolas, utilizando-os como ponto de partida para uma reflexão crítica sobre o lugar da Cidadania na vivência escolar.
Este curso enquadra-se no Projeto “Beyond COVID-19: The new era of Teaching. Digital learning for social inclusion”, promovido pela Oxfam Italia, em parceria com a AIDGLOBAL e financiado pelo Programa Erasmus+.
OBJETIVOS (GERAIS / ESPECÍFICOS)
O objetivo geral é fomentar a vivência da Cidadania nas escolas da Região Autónoma da Madeira.
Especificamente, pretende-se:
– Promover uma reflexão crítica em torno de projetos e iniciativas de Educação para a Cidadania;
– Refletir sobre a vivência da Cidadania na Escola, numa lógica de whole-school approach;
– Partilhar e divulgar recursos e formações de Educação para a Cidadania.
O Encontro terá como base as aprendizagens partilhadas na publicação “Dentro e fora da caixa: ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania – Caminhos e Inspirações”, editada pela Fundação Gonçalo da Silveira (2022), com o apoio do Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants). Ainda, serão apresentados recursos e formações de Educação para a Cidadania desenvolvidos por duas organizações da sociedade civil, a AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e a Fundação Gonçalo da Silveira.
CONTEÚDOS
– Escola Democrática e a whole-school approach;
– Práticas inspiradoras de Educação para a Cidadania: partilhas, reflexões;
– Recomendações de Educação para a Cidadania a partir da Publicação “Dentro e fora da caixa: ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania – Caminhos e Inspirações”;
– Recursos e formações de Educação para a Cidadania: Academia do Projeto BET.
METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
O Encontro terá como base três métodos complementares:
– Método Expositivo: momentos teóricos de apresentação dos vários temas, assuntos ou abordagens críticas;
– Método Ativo: momentos de realização de atividades participativas com vista a explorar os conteúdos da ação;
– Método Demonstrativo: ações orientadas para o “saber-fazer”.
Serão, ainda, usadas tecnologias e plataformas digitais para o envolvimento e a participação ativa dos formandos.
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
A avaliação será individual e quantitativa, expressa numa escala numérica de 0 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, segundo o modelo da Escala de Avaliação/Classificação de referência definida para a formação contínua dos docentes, através da Carta Circular CCPFC – 3/2007, de setembro de 2007, com os parâmetros seguintes:
Escala de Avaliação/Classificação de referência (ECD)
Segundo a Carta Circular CCPFC – 3/2007, de Setembro de 2007
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
Regular – de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
A avaliação pontuará os seguintes fatores:
1- Assiduidade – 0 a 5 valores
2- Qualidade da participação – 0 a 3 valores;
3- Realizar um relatório com as aprendizagens da formação – 0 a 2 valores.